terça-feira, 1 de dezembro de 2009

A arte de dizer "não"

Um problema que me afeta e que tenho certeza que afeta a muitas de vocês: dizer NÃO!

Mas por que é tão difícil?

Eu sou aquele tipo de pessoa que gosta de agradar o tempo todo, que acha que se disser “não” vai perder a amizade da pessoa. Mas acho que temos todo o direito de – aliás, DEVEMOS – respeitar nosso próprio espaço e nossas prioridades e opções. Certo?

Acontece que as pessoas que têm dificuldade de dizer não sofrem do medo da rejeição, medo de se sentir abandonado pelo companheiro na vida pessoal ou de não corresponder às exigências do cargo na vida profissional por causa da negação.

O que eu tenho a alertar, para mim mesma e para todas as que têm esse problema, é que devemos criar uma força de vontade para não continuar cedendo nas horas em que queremos dizer não. Ser boazinha e compreensiva tem limites, não é mesmo? E esse limite deve ser ainda mais respeitado quando começa a afetar nossas vidas pessoais!

Especialistas dão algumas dicas pra quem quer começar a aprender “a arte do não”. A primeira é tentar dizer “não” em situações bem simples. Por exemplo, o namorado convida para um cinema: diga que não quer e prefere ir a um barzinho. Ou sua amiga te chama pra ir viajar no fim de semana: diga que não tá a fim e que prefere ir pra balada. Depois é só treinar, como ginástica, para o “não” ganhar força e resistência.

Se não conseguir, faça uma lista de todas as situações em que não consegue dizer “não” e coloque o sentimento recorrente em cada uma delas (medo, angústia, culpa). Depois faça uma análise sobre a razão dessas reações.

Vocês conhecem alguma outra técnica que ajude??
Estou em busca de aprender essa arte!

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário